11.JPG

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

 

 

1. Por que investir em energia solar fotovoltaica?

 

   Para explicar as vantagens em investir em energia solar fotovoltaica, vale citar algumas das principais razões:

 

*** Economia, reduz a conta de energia elétrica em até 90%, ficando livre dos reajustes de energia e das bandeiras amarela e vermelha que acontecem nos períodos de estiagem. Além disso, devido às facilidades de financiamento, boa parte deste é pago com o que deixou de gastar na conta de luz;

 

*** Retorno do investimento (payback) entre 4 e 8 anos;

 

*** Valorização do imóvel para venda ou aluguel;

 

*** Geração de empregos, estima-se que desde 2012 tenham sido gerados 190 mil empregos no Brasil, sendo que em 2020 deverão ser gerados 40 mil;

 

*** Meio ambiente, por utilizar uma matéria prima inesgotável, não poluente, que não gera resíduos, não produz ruído, acaba por evitar o funcionamento de termelétricas e a construção de grandes hidrelétricas na região amazônica; e,

 

    Não fique para trás, pois a energia solar fotovoltaica vai se tornar a fonte energética número 1 do mundo rapidamente.

 

 

2. É possível desligar a ligação com a concessionária de energia e ficar independente?

 

   Sim, mas não é recomendável, pois para se tornar independente da rede elétrica é necessário armazenar a energia gerada pelo sistema solar em baterias, para atender às suas necessidades de energia no período noturno e em dias nublados (produção de energia menor). Além disso, as baterias ainda são caras, o que torna este tipo de projeto economicamente inviável.

 

 

3. Na minha cidade chove muito. A energia solar ainda é um bom investimento?

 

   Sim! A energia fotovoltaica pode ser produzida mesmo em dias nublados ou até mesmo com chuva. Mas, com certeza, quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade gerada. É importante salientar que a região no Brasil com a menor intensidade de radiação solar é ainda 30% maior do que a radiação do melhor lugar da Alemanha, país referência em energia solar em todo mundo.

 

 

4.    Os painéis solares são resistentes à chuva, vento forte, geada e ao calor?

 

      Sim! A parte superior do módulo fotovoltaico é de vidro temperado com alta resistência mecânica e suporta chuva e ventos fortes, geada e calor escaldante. O módulo fotovoltaico foi projetado para trabalhar em temperaturas de -40 a 80ºC. 

 

 

5.     O sistema de energia solar funciona durante a noite?


    Não, pois ele precisa de luz solar para gerar eletricidade. Mas não se preocupe, pois a energia gerada durante o dia e se não consumida vai para a rede da concessionária, gerando créditos de energia na sua conta que abaterão o seu consumo noturno. 

 

 

6.   Eu posso ligar somente o meu ar-condicionado, chuveiro ou geladeira com energia solar?


    O sistema de energia solar é conectado ao quadro de luz. Desta forma a energia que os painéis produzem é utilizada por todos os equipamentos que estiverem conectados na tomada de sua casa ou empresa. 

 

 

7.   É possível “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar?

 

    Não! Mesmo que o sistema de energia fotovoltaica que você instalou produza toda a energia que você consome, as concessionárias de energia irão lhe cobrar um mínimo para estar conectado na rede e, além disso, tem a taxa de iluminação pública que é cobrada na conta de luz também. Mas você pode reduzir em até 90% o que você paga na conta de luz com um sistema fotovoltaico bem projetado.

 

 

8.     O sistema de energia solar faz barulho?

 

    Não, ele é silencioso. Contudo, o inversor precisa se refrigerar, e nesse momento um cooler entra em operação. O barulho é igual ao de um cooler de computador residencial. Esse pequeno ruído, quando acontece, ocorre geralmente perto do meio dia. 

 

 

9.     É possível instalar painéis solares em casa alugada?

 

      Sim! E o sistema solar fotovoltaico pode ser removido com segurança por um profissional habilitado. O principal componente de um sistema solar fotovoltaico é o painel fotovoltaico, também conhecido como painel solar. Ele consiste em uma estrutura de alumínio que suporta os módulos fotovoltaicos, com diferentes medidas, sendo a mais comum atualmente 1 por 2 m. A superfície dos módulos é de vidro temperado resistente ao calor e às intempéries. Os módulos absorvem os raios solares e transformam a energia solar em corrente elétrica.

 

   Os painéis são fixados geralmente sobre um telhado convencional ou laje, mas é também possível colocá-los em espaços abertos como terrenos limpos, livres de  sombreamento. É importante salientar que em todos estes locais os painéis solares são firmemente fixados, de maneira que não haja risco de queda ou acidentes, porém eles podem ser removidos e a estrutura de fixação aproveitada, pelo menos parcialmente.

 

   Além dos painéis, há também o inversor interativo, que transforma a corrente contínua gerada pelos módulos em corrente alternada, compatível com a rede elétrica. Acompanha o inversor o stringbox e estes equipamentos são de pequeno porte e fixados à parede externa do imóvel em local de pouco movimento e no abrigo de intempéries. Ambos são facilmente removidos.

 

  Cabe comentar que os eletrodutos, eletrocalhas, canaletas e fiações podem ser aproveitadas, pelo menos parcialmente, em novo local para a instalação do sistema fotovoltaico.

 

 

10.   Fala-se muito em energia solar, mas como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica? 

 

    Visite a nossa página 

COMO FUNCIONA O SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE DE DISTRIBUIÇÃO?

 

 

11.     Como eu faço para instalar energia solar em minha casa ou empresa?

 

    Como tudo que é bom tem que ser simples, visite a nossa página  

COMO FUNCIONA O SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE DE DISTRIBUIÇÃO?

 

 

12.    Se faltar luz da concessionária, ficarei sem energia?

 

     Sim, você ficará sem energia pois o seu sistema fotovoltaico está conectado à rede elétrica, e o inversor interativo do seu sistema irá desligar e isolar o seu sistema por uma questão de segurança. Ao voltar a energia da concessionária, o seu sistema fotovoltaico volta a operar imediatamente. Caso você não queira passar por uma possível falta de energia, você pode instalar um banco de bateria, mas esta opção tem um custo elevado.

 

 

13.   Quais são as principais vantagens ambientais do uso da energia solar fotovoltaica?

 

    O sistema fotovoltaico utiliza uma matéria prima inesgotável e não poluente que é a radiação solar. Além disto, não gera resíduos, ruído e por não possuir partes móveis necessita pouca manutenção. A energia solar fotovoltaica contribui para evitar o uso das termelétricas movidas em geral a combustíveis fósseis e a construção de novas hidrelétricas na região Amazônica, único local hoje disponível para a construção de grandes hidrelétricas no Brasil. Com certeza, a energia solar fotovoltaica é a forma de energia mais sustentável que existe além de contribuir para a geração de empregos, de reduzir a conta de energia elétrica e apresentar um excelente retorno sobre o investimento (pay back).

 

 

14.    Se até o fim do mês eu produzir mais energia do que o meu consumo, o que vai acontecer com o excedente de energia?

 

    De acordo com a ANEEL, se você produziu mais energia do que consumiu esta energia excedente gera “crédito energético”, que você poderá usar nos meses subsequentes. Esses créditos têm validade de 60 meses, a partir do mês em que foi gerado. Independente disso, quando formos projetar o seu sistema fotovoltaico calcularemos para que ele produza por ano o que você normalmente consome.

 

 

15.    Quantos anos dura um painel solar?

 

     Um painel solar não “estraga” ao longo do seu uso, mas sim perde lentamente a sua eficiência. Os fabricantes especificam uma perda máxima de 20% com 25 anos de uso. Existem painéis construídos na década de 1980 que ainda estão em operação.

 

 

16.    Qual é a manutenção necessária após a instalação do sistema solar? 

 

        A manutenção é muito simples e limita-se a uma limpeza das placas com água. A chuva já faz este trabalho, mas é recomendável fazer esta limpeza anualmente. Independente desta simplicidade é recomendável fazê-la com um profissional habilitado por questões de segurança, principalmente. A outra parte da manutenção é relacionada ao inversor. Dependendo do tipo de inversor que você usar, será necessário fazer manutenção corretiva ou substituição depois de 10 a 15 anos.

 

 

17.  Qual é o tamanho e peso de um módulo fotovoltaico?

 

      Existem diferentes tipos de módulos fotovoltaicos, com tamanhos e pesos diferentes. Atualmente os módulos mais utilizados medem 1 x 2 metros, aproximadamente, e tem uma massa de 36 kg com a armação metálica, aproximadamente (18 kg/m2).

 

 

18. Se houver um racionamento de energia, o sistema de energia solar vai me ajudar?


     Sim. Em 2001, devido à falta de chuvas e a ausência de outras fontes de energia elétrica, o governo estabeleceu um limite máximo de consumo para as residências e quem ultrapassasse pagava multa. Neste caso, se você tem um sistema de energia solar você produz a sua energia e não pagará multa se houver este tipo de racionamento novamente.


 

19. Em quanto tempo o meu investimento se paga (payback)?


    Entre os equipamentos que compõe o sistema solar, os preços do painel solar e do inversor representam mais que 60% do investimento e a vida útil destes materiais é maior que 25 e 15 anos, respectivamente. O investimento para sistemas instalados em residências, pequenos comércios e pequenas indústrias têm um retorno do investimento (payback) entre 4 e 8 anos e a prestação acaba sendo paga em parte pelo dinheiro economizado com a redução da conta de energia elétrica. 

 

 

20. O que é payback?

 

  Payback é um indicador financeiro do tempo de retorno de um investimento. Diz respeito ao período que você irá levar para devolver à sua conta o dinheiro aplicado em um investimento. Ao calcular o payback, você não considera apenas os ganhos futuros, mais o tempo para obtenção (retorno) do valor investido.

 

 

21. Quais as diferenças entre célula, módulo e painel fotovoltaico? 

 

     A célula fotovoltaica é o dispositivo desenvolvido para realizar a conversão direta da energia solar em energia elétrica. Módulo fotovoltaico é formado por um conjunto de células fotovoltaicas, interligadas eletricamente e encapsuladas, com o objetivo de gerar energia elétrica. Painel fotovoltaico é o conjunto de dois ou mais módulos interligados eletricamente, montados de modo a formar uma única estrutura.

 

 

22.   O que é autoconsumo remoto?

 

  Autoconsumo remoto é caracterizado por unidades consumidoras de titularidade de uma mesma Pessoa Jurídica, incluídas matriz e filial, ou Pessoa Física que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras, dentro da mesma área de concessão ou permissão, nas quais a energia excedente será compensada. (REN Nº 687, de 24.11.2015)

 

   Na prática, o autoconsumo remoto possibilita que uma unidade consumidora que produza energia solar fotovoltaica em excesso, que essa quantidade de energia excedente seja utilizada em outras contas de energia elétrica do mesmo proprietário, pessoa física ou jurídica, e que estejam localizadas dentro da área mesma distribuidora. O autoconsumo remoto também permite que o sistema fotovoltaico seja instalado em um imóvel do mesmo proprietário, por exemplo um sítio, para que a eletricidade gerada seja consumida em outro endereço, desde que eles estejam localizados dentro da área da mesma distribuidora.

 

 

23.   O que é geração compartilhada?

 

    Geração compartilhada é caracterizada pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada. (REN Nº 687, de 24.11.2015).

 

       A geração compartilhada libera uma instalação fotovoltaica com até 5.000 kW, com base em um investimento coletivo, por meio de consórcio ou cooperativa formados por pessoas físicas ou jurídicas, respectivamente. Desta forma, todas as unidades consumidoras envolvidas podem utilizar uma parcela da energia elétrica gerada para reduzir o custo da sua conta de luz, como se fosse um único consumidor.

 

 

24.    O que é geração em condomínios?

 

     É um empreendimento com múltiplas unidades consumidoras caracterizado pela utilização da energia elétrica de forma independente, no qual cada fração com uso individualizado constitua uma unidade consumidora e as instalações para atendimento das áreas de uso comum constituam uma unidade consumidora distinta, de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento, com microgeração ou minigeração distribuída, e desde que as unidades consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas, sendo vedada a utilização de vias públicas, de passagem aérea ou subterrânea e de propriedades de terceiros não integrantes do empreendimento (REN Nº 687, de 24.11.2015). 

 

  Esta modalidade de geração de energia fotovoltaica possibilita que consumidores se reúnam para instalar um sistema fotovoltaico na área comum dos prédios, de modo que a energia elétrica gerada atenda o consumo do condomínio. Caso a energia elétrica gerada seja excedente, os apartamentos também podem compensar uma parcela de direito no custo da sua conta de luz com a energia.

 

 

 

Caso ainda restem dúvidas entre em contato pelo

 

Lino José Cardoso Santos
Doutor em Engenharia de Materiais
CEO da LJ Solar